Skip to content

Ateliê Editorial lança Interior Via Satélite, novo livro de poemas de Marcos Siscar

Interior Via SatéliteMarcos Siscar

Dono de uma escrita rigorosa, Marcos Siscar é um dos nomes mais importantes da poesia contemporânea brasileira. A pontuação pouco ortodoxa de suas frases obriga o leitor a retomá-las, refletindo um pensamento “entrecortado e arrebatado, apressado e paciente, empreendedor e fraturado, arriscando tudo nos seus significados por meio de figuras e movimento”, escreveu o poeta francês Michel Déguy no prefácio de Metade da Arte, publicado em 2003.

Estas características continuam presentes em sua obra, como bem notou o poeta carioca Armando Freitas Filho no texto de quarta capa de Interior Via Satélite: “Há algo de geológico na poesia de Marcos Siscar. A leitura se faz por camadas. O leitor pode se contentar com a mancha gráfica primordial, mas à medida que relê o texto – mescla do sobrevoo dos balões de ensaio de encontro ao céu com o resultado apurado de sua investigação em terra firme e cotidiana – vai ganhando o prêmio da escrita cambiante que, dependendo do dia e da circunstância, varia e revela os significados refletidos nessas refrações. Neste livro, Siscar, o geólogo de antes e de sempre mostra suas asas, até então apenas sugeridas, e a vista de longo alcance de sua aeronave”.

Nascido em Borborema, interior do estado de São Paulo, em 1964, Marcos Siscar é poeta, ensaísta, tradutor e professor titular de literatura da Unicamp. Publicou os livros de poemas “Não se Diz” (7 Letras, 1999), “Tome seu Café e Saia” (7 Letras, 2001), “Metade da Arte” (Cosac & Naify/7 Letras, 2003, finalista do Prêmio Jabuti) e “O Roubo do Silêncio” (7 Letras, 2006, Prêmio Goyaz e finalista do Portugal Telecom). Tem poemas publicados na Argentina e na França. Como tradutor, publicou obras de Tristan Corbière, Michel Déguy e Jacques Roubaud, além de poemas esparsos de autores como Herbert Read, Montale, Max Ernst, Nathalie Quintane, Jude Stéfan e Apollinaire.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: