Pular para o conteúdo

Poesia tem lugar de destaque na Ateliê Editorial

24/05/2010

Arte difícil de definir, em constante mutação ao longo da história e dotada de grande força expressiva, a poesia é uma das mais antigas e importantes expressões do fenômeno literário. Difundir a poesia brasileira e estrangeira é uma das missões da Ateliê Editorial. Dentre os lançamentos recentes de poesia estão Escrito sobre Jade, em que Haroldo de Campos recria a poesia clássica chinesa; Palavra e Rosto, de Fernando Paixão; Sementes Aladas, antologia poética de Percy Bysshe Shelley, com tradução de Alberto Marsicano e John Milton, e Interior Via Satélite, de Marcos Siscar.

Na apresentação de Palavra e Rosto, Fernando Paixão anota que o livro pode ser encarado como um “álbum de desenhos e pensamentos”, pois o volume agrupa situações, devaneios e reflexões surgidas a partir de estímulos do cotidiano. O tema da poética permeia o percurso, pontuado por gravuras – igualmente poéticas – de Evandro Carlos Jardim.

Sementes Aladas traz os poemas mais representativos de Percy Shelley, um dos maiores nomes do romantismo, em edição bilíngue. O romantismo de Shelley é visceralmente anticonformista: celebra a comunhão com a natureza e as ideias políticas libertárias. Dentre os poemas reunidos na antologia estão o soneto “Inglaterra 1819”, uma crítica impiedosa à monarquia; “Julian e Maddalo: Uma Conversação”, escrito em Veneza, inspirado por conversas que teve com Lord Byron e “Adonais: Uma Elegia sobre a Morte de John Keats”.

Em Interior Via Satélite, Marcos Siscar propõe uma viagem ao leitor, uma reflexão sobre a prática poética em meio ao movimento do cotidiano. Com uma escrita fraturada, cheia de cortes e pontuações heterodoxas, mas também densa e constante, atenta tanto ao detalhe quanto à visão de conjunto, Siscar faz “poesia para quem conhece o peso da palavra”, como diz um de seus versos.

(escrito por Alexandre Fernandez)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: